Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade Social Corporativa no Segmento Internacional de Cafeterias
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Fernando Henrique Cubo Hernandez
Álvaro dos Reis Cozadi
Eduardo Cesar Silva
Angélica da Silva Azevedo
Marina de Barros

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surge como uma importante demanda, por parte dos stakeholders e da sociedade em geral, de uma postura mais ética, humana e transparente por parte das organizações, por sua vez constantemente mais preocupadas com os impactos sociais, econômicos e ambientais de sua atividade. Neste sentido, buscou-se, por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e baseada na classificação de Dahlsrud (2008), determinar quais são as principais estratégias de RSC adotadas no segmento internacional de cafeterias. Para tanto, selecionou-se três empresas representativas do segmento a serem estudadas: Starbucks, Dunkin’ Donuts e McCafé. Concluiu-se que todas as empresas estudadas atuam de forma engajada e possuem importantes iniciativas em todas as dimensões de Responsabilidade Social Corporativa sugeridas por Dahlsrud (2008) mas, apesar de sua ampla atuação, nem todas estão igualmente engajadas nas categorias identificadas pelos autores. Dentre as dimensões propostas por Dahlsrud (2008), a ambiental e a social parecem ser as mais valorizadas pelas empresas estudadas. Tanto a dimensão econômica quanto a dimensão voluntária contaram com a participação das três empresas em todas suas categorias. A dimensão de stakeholders, por sua vez, não teve participação apenas da Starbucks.