Reumo
A Educação Ambiental é uma área de disciplina que deve estar nos currículos do Ensino Nacional. Com as questões ambientais sendo discutidas em todos os níveis sociais a escola é uma ferramenta importante para a conscientização dos agentes sociais que buscam e discutem os problemas e avaliam as soluções. Neste contexto iremos avaliar qual o impacto da disciplina de Educação Ambiental nas Intuições de Ensino (IE) e nas Intuições de Ensino Superior (IES) no que se referem aos benefícios da disciplina em que se pesem as questões ambientais atuais e quais suas influências na sociedade. Além da caracterização do ensino no Brasil, a pesquisa indicará a abrangência da Educação Ambiental nas IE e IES. A pesquisa teve um caráter exploratório com análise de dados de diversos bancos de artigos relacionados ao assunto.Temos problemas relacionados à escassa bibliografia nas IE Médio. Há uma falta de livros na área fazendo com os professores fiquem com poucos recursos para motivar o aprendizado dos alunos. Isto também ocorre nas IE de ensino fundamental já que, recursos humanos e financeiros restritos dificultam o desenvolvimento de ações voltadas à pesquisas na área ambiental. Nas IE Superiores o caso também é complicado já que a inserção da EA tem se tornado um problema, devido as questões burocráticas pedagógica que são bem inertes no que se refere a áreas de conhecimento e acabam por dar ênfase em um método de ensino baseado em áreas específicas em detrimento do ensino interdisciplinar.