Reumo
          
          
            A presença da diversidade no ambiente de trabalho emerge como um dos temas mais relevantes na sociedade atual, que nas últimas décadas tem sido marcada também pelo fenômeno da globalização, o avanço das tecnologias comunicativas e aumento das demandas de reconhecimento das chamadas minorias. 
O objetivo deste artigo é verificar, entre organizações participantes do Fórum Empresas e Direitos LGBT, se existe relação entre o estatuto de valores organizacionais das empresas e adesão às normas sugeridas pelo referido fórum.
O Fórum Empresas e Direitos LGBT reúne desde 2013 companhias, nacionais e multinacionais, de grande porte, que discutem estratégias, desafios e principais práticas para gestão da diversidade no referido segmento.
Foram comparados dois grupos de organizações, o que assinou e o que ainda não assinou a carta dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT. Os resultados são analisados à luz das ideias de autores que estudam a cultura corporativa e os valores organizacionais (Hofstede, 1997; Schein, 2001; Tamayo, 1996; Tanure, 2005). Concluímos que as organizações que trazem a valorização da diversidade, seja de forma explícita ou implícita, em suas proposições de valores têm maior disposição a aderir às normas que deem significado àqueles ideais.