Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade como estratégia organizacional: Uma análise sobre organizações do agronegócio.
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Laís Silva Gregório
Denise Barros de Azevedo
Paulo Vinícius de Miranda Pereira

Reumo

O presente artigo aborda a sustentabilidade, responsabilidade social e gestão ambiental organizacional dentro da cadeia produtiva do agronegócio. O objetivo deste estudo é analisar como as organizações, assumem a sustentabilidade como política organizacional com intuito de fomentar a estratégia competitiva. Busca entender os programas sociais e ambientais declarados em suas home pages. Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório baseado em uma pesquisa de análise documental mediante organizações escolhidas que foram declaradas pela revista Dinheiro Rural edição de dezembro/2014. Neste estudo foram extraídas quatro organizações a serem estudadas pelo motivo de uma maior relevância em suas práticas e políticas sustentáveis. Os resultados evidenciam que as organizações pesquisadas estão cientes da importância da responsabilidade socioambiental, impulsionadas pelo mercado e regidas por leis de proteção ambiental. Nota-se que as organizações possuem iniciativas sustentáveis que incluem a organização com desenvolvimento sustentável e que de forma mais abrangente inovam a cadeia produtiva no âmbito da produtividade e assim desenvolvendo uma produção com estratégia responsável. Esses aspectos levam a uma melhor competitividade no mercado e valor agregado ao produto e consequentemente redução de impactos ambientais que seria o fator de maior relevância no cenário atual mundial.