Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE COMPRA E CONSUMO DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Débora Regina Schneider Locatelli
SILVANA SAIONARA GOLLO
Angelita Freitas da Silva
Ana Carolina Oliviecki Rangel

Reumo

O artigo tem como tema central o consumo sustentável, enfatizando-se o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra de produtos sustentáveis. O consumo sustentável é uma nova visão de consumo, relacionada a um dos pilares do marketing holístico: o marketing socialmente responsável. O artigo objetiva analisar o comportamento do consumidor no processo de compra e consumo de produtos sustentáveis. A pesquisa classifica-se como descritiva e o método utilizado para coleta de dados foi o de Levantamento do Tipo Survey. A população-alvo foram pessoas do sexo masculino e feminino, de 15 a 69 anos do município de Erechim-RS, sendo que a amostra foi composta de 382 pessoas. Os dados foram analisados de forma quantitativa, com o uso do sistema estatístico SPSS. Esta pesquisa estudou quatro aspectos relativos ao consumo sustentável: hábitos de compra e consumo, reciclagem, consciência ecológica e economia de recursos. Constatou-se que os consumidores precisam repensar suas práticas de consumo para agirem de forma mais sustentável, especialmente, quanto à reciclagem, reutilização de embalagens, utilização de materiais não poluentes, economia de recursos não renováveis, combate ao desperdício, dentre outras práticas, com vistas ao bem- estar da sociedade atual e das gerações futuras.