Resumo

Título do Artigo

A PREVALÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FERRAMENTA NA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, DE ORIGEM VEICULAR, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
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Tema

Sustentabilidade e Políticas Públicas

Autores

Nome
Aleixo Leopoldo da Cunha Menezes
Cássia Maria Vieira Martins da Cunha Menezes
João Carlos da Silva
Gustavo Silveira Graudenz

Reumo

Atualmente as metrópoles constituem-se em polos de atividades, comerciais e de serviços, tornando-se geradoras de viagens, transportando pessoas e bens, contribuindo para um acúmulo de veículos no sistema viário e resultando em congestionamentos de tráfego. Este trabalho objetiva verificar a relação entre os congestionamentos de tráfego e a concentração de poluentes atmosféricos emitidos por veículos, no Município de São Paulo e os impactos das políticas públicas para a redução dessa poluição. Os dados são relativos ao período de 1996 a 2009, obtidos junto à Companhia de Engenharia e Tráfego e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Observou-se um aumento na extensão dos congestionamentos e um comportamento inverso com relação aos poluentes. Utilizando-se um coeficiente de correlação não paramétrica, verificou-se não haver correlação direta entre os poluentes medidos e a extensão da fila de congestionamento, o que promove considerações sobre quais fatores estariam relacionados a esse resultado. Inferiu-se, que, as concentrações de poluentes apresentaram redução ao longo do período, não exibindo uma relação direta entre o incremento de congestionamentos e a concentração de poluentes na atmosfera, ressaltando a contribuição das políticas públicas no controle e emissões veiculares e os avanços tecnológicos na emissão de poluentes.