Resumo

Título do Artigo

CAPITAL SOCIAL COMO ELEMENTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDUCACIONAL - ESTUDO DE CASO DA ESCOLA PROFESSOR JOÃO BENTO DA COSTA
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Ricardo Alves Oliveira
GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA
Fábio Robson Casara Cavalcante
Joliza Chagas Fernandes
Iluska Lobo Braga

Reumo

A Educação Pública no Brasil passa por uma fase difícil, com cortes de verbas e Profissionais desvalorizados, comprometendo o desenvolvimento das nossas futuras gerações. Quem possui condições financeiras um pouco melhores do que a maioria investe na educação privada dos seus filhos. Porém, mesmo nesse cenário com tanta desigualdade de recursos entre a rede pública e a privada, existem escolas que se destacam e uma dessas é a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa que com o seu Projeto Terceirão destaca-se das outras Escolas estaduais e concorre em igualdade com as melhores escolas privadas do estado de Rondônia. Como isso é possível? O que ocorre nessa Escola que a diferencia das outras escolas públicas e a coloca no mesmo nível de desempenho das Escolas Privadas? Robert Putnam em seu estudo sobre a Itália demonstrou que há uma forte correlação entre modernidade econômica e desempenho institucional e que este desempenho correlaciona-se à natureza da vida cívica, ao Capital Social, esse conjunto de laços e normas de confiança e reciprocidade contidos numa comunidade que facilitam a produção de capital físico e capital humano, explicando o melhor desempenho da Região Norte em relação a Região Sul da Itália. O objetivo deste artigo é fazer a relação entre o estudo de Putnam na Itália e o fenômeno observado na Escola Estadual Professor João Bento da Costa, corroborando a teoria de Putnam que define capital social como a capacidade de grupos e organizações que formam a sociedade civil desenvolverem trabalhos coletivos no alcance de objetivos comuns, possibilitadores de maior eficiência na produção coletiva de riqueza, ou no caso apresentado aqui, de conhecimento.