Reumo
          
          
            
A Educação Pública no Brasil passa por uma fase difícil, com cortes de verbas e Profissionais desvalorizados, comprometendo o desenvolvimento das nossas futuras gerações. Quem possui condições financeiras um pouco melhores do que a maioria investe na educação privada dos seus filhos.
Porém, mesmo nesse cenário com tanta desigualdade de recursos entre a rede pública e a privada, existem escolas que se destacam e uma dessas é a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa que com o seu Projeto Terceirão destaca-se das outras Escolas estaduais e concorre em igualdade com as melhores escolas privadas do estado de Rondônia. Como isso é possível? O que ocorre nessa Escola que a diferencia das outras escolas públicas e a coloca no mesmo nível de desempenho das Escolas Privadas? 
Robert Putnam em seu estudo sobre a Itália demonstrou que há uma forte correlação entre modernidade econômica e desempenho institucional e que este desempenho correlaciona-se à natureza da vida cívica, ao Capital Social, esse conjunto de laços e normas de confiança e reciprocidade contidos numa comunidade que facilitam a produção de capital físico e capital humano, explicando o melhor desempenho da Região Norte em relação a Região Sul da Itália. 
O objetivo deste artigo é fazer a relação entre o estudo de Putnam na Itália e o fenômeno observado na Escola Estadual Professor João Bento da Costa, corroborando a teoria de Putnam que define capital social como a capacidade de grupos e organizações que formam a sociedade civil desenvolverem trabalhos coletivos no alcance de objetivos comuns, possibilitadores de maior eficiência na produção coletiva de riqueza, ou no caso apresentado aqui, de conhecimento.