Resumo

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COMO AS AÇÕES AUTÔNOMAS INFLUENCIAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA NA GESTÃO DO CURSO DE AP-EAD/UFSC
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Autores

Nome
Guilherme Rizzatti
Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Reumo

O objetivo deste estudo foi analisar como as ações autônomas influenciam o processo de formação da estratégia na gestão do curso de Administração Pública modalidade EAD da UFSC. Foi adotada a metodologia qualitativa por meio de um estudo de caso. A seleção do caso foi realizada de forma intencional e por conveniência. As técnicas de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental e as entrevistas com roteiro semiestruturado com um representante de cada nível hierárquico. A análise dos dados se deu pela análise narrativa e da técnica pattern-matching. As ações autônomas permitem modificar a estratégia da organização e tornar a organização mais flexível, pois apresenta informações e acontecimentos do dia-a-dia que muitas vezes fogem do que foi planejado. Os resultados evidenciaram que as ações autônomas influenciam de fato o processo de formação da estratégia, contribuindo através da interação do meio interno e externo e dos feedbacks dos tutores de forma positiva, otimizando a gestão e os processos do curso. Palavras-Chave: ações autônomas, processo de formação da estratégia, educação à distância, instituições de ensino superior, metodologia qualitativa.