Resumo

Título do Artigo

O POTENCIAL DE INOVAÇÃO E O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
CLANDIA MAFFINI GOMES
Ana Paula Perlin
Francies Diego Motke
Marcia Delatorre

Reumo

A gestão da inovação tem se tornado um fator primordial para o sucesso e continuidade das organizações. O estudo analisou a partir dos modelos de Van Bommell (2011) e de Orsatto (2002) a relação do potencial de inovação na implementação da estratégia para a sustentabilidade de empresas do setor mineral, ou seja, analisar por que algumas empresas continuam com estratégias resignadas enquanto outras tornam-se defensivas ou ofensivas. A pesquisa está dentro dos moldes de um estudo descritivo e foi conduzido por meio de um survey com empresas vinculadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Analisando as informações coletadas com as empresas em relação à caracterização conclui-se que a média de existência é de 38 anos, os principais produtos minerais produzidos são os agregados minerais, calcário, carvão mineral e o ferro. As empresas caracterizam-se como de médio porte, tanto com relação ao número de funcionários quanto no que se refere à receita operacional bruta. Nesse sentido, foi possível verificar que as empresas que apresentam características de inovação e de atividades ambientais possuem uma postura estratégica ofensiva em relação à sustentabilidade, investindo em aspectos ambientais e na inserção de tecnologias em seus produtos e processos.