Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUSTENTABILIDADE: PERCEPÇÕES DOS GESTORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Josiane Weber
Nelson Santos Machado

Reumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em andamento que visa à definição de um conjunto de indicadores de sustentabilidade que atenda as especificidades de uma Instituição de Ensino Superior - IES. A etapa aqui apresentada teve como objetivo identificar, a partir da percepção dos gestores, qual a responsabilidade da IES frente à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento do estudo de caso. As técnicas de coleta utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com 10 gestores da instituição. Foi possível constatar que os gestores entendem a sustentabilidade de maneira ampla, a partir de diversas dimensões. Entendem que uma IES tem papel formador e deve incluir estas questões nas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Indicam a importância da aplicação dos conceitos nas práticas de gestão, inclusive, para servir de exemplo às demais instituições, e assim contribuir com o desenvolvimento sustentável da região em que atua. Foram citadas inúmeras ações desenvolvidas, no entanto, as informações decorrentes destas, em sua maioria, não estão sistematizadas. Estes resultados parciais oferecem subsídios para a construção de um sistema de indicadores de sustentabilidade que permitam o acompanhamento e avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.