Resumo

Título do Artigo

Cadeia de Suprimentos Verde com Foco na Visão do Cliente de Supermercado
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
MARIA CARLINDA GOMES TAVARES
Danilo Cavalcante de Vasconcelos
SYLENE RUIZ DE ALMADA
Andson de Freitas Viana

Reumo

O conceito de Cadeia de Suprimentos Verde ou GSCM (do inglês Green Supply Channel Manegement) é novo tanto para o meio empresarial, quanto para o social, mas vem apresentando crescente interesse dos gestores, que buscam atrelar o pensamento ambiental à cadeia de suprimentos tradicional. A transição da cadeia convencional para a cadeia verde envolve investimentos financeiros e adaptação da cultura organizacional. Compreendendo que as empresas buscam tais modificações a fim de atender as necessidades do meio em que estão inseridas e, assim, atrair um maior nicho de mercado, o presente artigo proporciona uma analise dos potenciais efeitos da GSCM na percepção de valor pelo cliente, desenvolvendo entendimento do conceito, sua influência sobre o comportamento e o interesse dos consumidores de supermercados, por serem organizações que atendem a necessidades rotineiras e possuírem mix de produtos. Para tanto, foi feito levantamento e apreciação de materiais bibliográficos a respeito da GSCM e do comportamento de compra do consumidor, bem como foi aplicado o procedimento de survey, disponibilizando um questionário eletrônico via internet. Com base em tais procedimentos, identificou-se que, embora seja um método pouco conhecido, a GSCM é considerada importante para os consumidores, demonstrando potencial em tornar-se fator relevante no ato da compra. Palavras-chaves: Gestão ambiental, Cadeia de suprimentos, Cadeia de suprimentos verde, Gestão de cadeia de suprimentos verde, Comportamento de compra.