Resumo

Título do Artigo

VISÃO BASEADA EM RECURSOS: ANÁLISE DOS RECURSOS E CAPACIDADES UTILIZADOS POR DUAS EMPRESAS DO RAMO ALIMENTÍCIO
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Edson Rodrigues de Aro
THALISSA CAROLINE DE MAGALHÃES BAICERE

Reumo

O presente artigo tem como objetivo identificar os recursos e capacidades que criam valor para as empresas em estudo e que levam a obtenção da vantagem competitiva no ponto de vista de seus gestores. Para isso, são utilizados a Visão Baseada em Recursos - VBR que analisam os recursos e capacidades de um PUB e uma empresa Homemade. O tipo de pesquisa realizada foi o exploratório e o método de pesquisa adotado foi o qualitativo do tipo descritivo. A coleta de dados foi por meio de roteiro de entrevista semiestruturado por meio de análise de conteúdo para a realização da análise dos dados. Como resultado, é possível identificar que os recursos e capacidades que geram valor para estas empresas são o conhecimento, o relacionamento com os clientes, a sua infraestrutura e localização que são fontes estratégicas de suas ações para a obtenção e manutenção da vantagem competitiva.