Reumo
          
          
            Este trabalho tem como objetivo analisar as diretrizes estratégicas para sustentabilidade das 100 maiores empresas do Brasil do ano de 2013, segundo a revista Exame. A abordagem que orienta a pesquisa é qualitativa, com obtenção de informação por meio de pesquisa documental, através da investigação dos sites das empresas da amostra. Para dar base a pesquisa foram investigados os sites de cada uma das empresas, com o intuito de coletar os textos das suas diretrizes estratégicas, quais sejam a missão, visão e valores, ou outros títulos correlatos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando-se para isso o software NVIVO, e após foram feitas as análises da diretriz missão, visão e valores, seguido também de uma checagem da convergência destas diretrizes para com a sustentabilidade. Como resultado destas análises e checagem na diretriz missão a palavra mais frequente foi produtos – serviços, enquanto na diretriz visão foi melhor – melhores, e por último nos valores encontrou-se a palavra pessoas, resultando em uma grande preocupação das empresas com seu mercado e clientes, sendo que pode-se concluir que as empresas tem suas estratégias não convergentes com a sustentabilidade.