Resumo

Título do Artigo

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS DAS 100 MAIORES EMPRESAS DO BRASIL: A SUSTENTABILIDADE ESTÁ PRESENTE?
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
JAÍNE CLARICE VERONEZ
Kellerman Augusto Lemes Godarth

Reumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as diretrizes estratégicas para sustentabilidade das 100 maiores empresas do Brasil do ano de 2013, segundo a revista Exame. A abordagem que orienta a pesquisa é qualitativa, com obtenção de informação por meio de pesquisa documental, através da investigação dos sites das empresas da amostra. Para dar base a pesquisa foram investigados os sites de cada uma das empresas, com o intuito de coletar os textos das suas diretrizes estratégicas, quais sejam a missão, visão e valores, ou outros títulos correlatos. Os dados obtidos foram tabulados utilizando-se para isso o software NVIVO, e após foram feitas as análises da diretriz missão, visão e valores, seguido também de uma checagem da convergência destas diretrizes para com a sustentabilidade. Como resultado destas análises e checagem na diretriz missão a palavra mais frequente foi produtos – serviços, enquanto na diretriz visão foi melhor – melhores, e por último nos valores encontrou-se a palavra pessoas, resultando em uma grande preocupação das empresas com seu mercado e clientes, sendo que pode-se concluir que as empresas tem suas estratégias não convergentes com a sustentabilidade.