Resumo

Título do Artigo

ATENDIMENTO DOS INTERESSES DOS STAKEHOLDERS EM REDES DE FRANQUIAS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Rubens Paulino Ortega
Pedro Lucas de Resende Melo
Keysa Manuela Cunha de Mascena
João Maurício Gama Boaventura

Reumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre o atendimento do stakeholder franqueado e o desempenho financeiro da franquia. Propõem-se duas hipóteses de pesquisa, argumentando-se que tanto o suporte quanto a marca podem representar o atendimento dos interesses dos franqueados e ter uma relação positiva com o desempenho financeiro da franquia. As variáveis suporte e marca foram obtidas pela avaliação destes atributos pelos franqueados publicada pela Associação Brasileira de Franchising (Guia Oficial de Franquias). A variável suporte considera a avaliação do franqueado quanto ao treinamento, consultoria de campo e manual de operações oferecidos e a variável marca considera a percepção do franqueado quanto à força, solidez e transparência da marca. Os resultados obtidos não confirmaram as hipóteses, dado que não foi encontrada uma relação significante entre suporte e desempenho financeiro e foi encontrada uma relação negativa entre marca e desempenho financeiro na amostra analisada. Embora tenha sido encontrada essa relação negativa, ela não enfraquece o uso da teoria dos stakeholders no estudo de franquias, dado a proposição da literatura atual de que, ao invés de priorizar o atendimento de um stakeholder relevante, deve-se considerar o potencial de criação de valor no relacionamento com diversos grupos de stakeholders simultaneamente.