Resumo

Título do Artigo

Comportamento de Compra e Consumo Consciente: um estudo com o público jovem
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Fernando Thiago
Francisco Mirialdo Chaves Trigueiro
Maria do Carmo Romeiro
Humberto Medrado Gomes Ferreira
Thiago de Souza Santos

Reumo

Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento de compra e consumo consciente de jovens na Cidade de Cuiabá-MT a partir das escalas ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior) e Akatu. A pesquisa realizada tem caráter quantitativo do tipo descritiva, e utilizou uma amostra constituída por 230 jovens. Os locais de coleta compreenderam bairros centrais e periféricos, como feiras, comércios de rua e de shopping, universidades e escolas. Como resultado foi verificado que para os homens, na compra de um sabonete, é menos importante a questão do produto estar em embalagem reciclável e ter maior poder de hidratação da pele, ao contrário das mulheres, que atribuem importância bem maior. Por outro lado, para as mulheres, fatores como confiança na marca e indicação de amigos ou parentes é menos importante na decisão de compra, o que para os homens têm maior relevância. Percebeu-se que as variáveis relativas ao contexto econômico apresentam maior concordância dos jovens quanto ao consumo consciente, e por outro lado, as mais diretamente ligadas ao meio ambiente, menor concordância. Como sugestão para futuros estudos está no aprofundamento no que o consumo de forma consciente e responsável terá impacto direto na qualidade de vida das pessoas.