Reumo
          
          
            Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento de compra e consumo consciente de jovens na Cidade de Cuiabá-MT a partir das escalas ECCB (Ecologically Conscious Consumer Behavior) e Akatu. A pesquisa realizada tem caráter quantitativo do tipo descritiva, e utilizou uma amostra constituída por 230 jovens. Os locais de coleta compreenderam bairros centrais e periféricos, como feiras, comércios de rua e de shopping, universidades e escolas. Como resultado foi verificado que para os homens, na compra de um sabonete, é menos importante a questão do produto estar em embalagem reciclável e ter maior poder de hidratação da pele, ao contrário das mulheres, que atribuem importância bem maior. Por outro lado, para as mulheres, fatores como confiança na marca e indicação de amigos ou parentes é menos importante na decisão de compra, o que para os homens têm maior relevância. Percebeu-se que as variáveis relativas ao contexto econômico apresentam maior concordância dos jovens quanto ao consumo consciente, e por outro lado, as mais diretamente ligadas ao meio ambiente, menor concordância. Como sugestão para futuros estudos está no aprofundamento no que o consumo de forma consciente e responsável terá impacto direto na qualidade de vida das pessoas.