Resumo

Título do Artigo

AS RESPOSTAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA LEGITIMIDADE
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Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
EMERSON ANDRADE GIBAUT
JOSE MARIA DIAS FILHO

Reumo

A presente pesquisa objetivou verificar como o tamanho ou o setor de uma empresa poderiam afetar o disclosure de suas práticas de enfrentamento das mudanças climáticas. A teoria da legitimidade institui que organizações estabeleceriam práticas de apreço social para garantir sua continuidade, decorrendo as hipóteses de que quanto maior a empresa ou quanto mais sensível for o setor em relação às questões ambientais, maior o disclosure das práticas. A amostra foi composta por 22 empresas presentes na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, no ano de 2014, listadas na BM&FBOVESPA, que responderam ao questionário sobre mudanças climáticas. O arcabouço teórico tomado como base para os testes das hipóteses deste estudo foi a Teoria da Legitimidade. Com a finalidade de testar as hipóteses formuladas, utilizou-se o teste Kruskal Wallis. A princípio se concebe a ideia de que há relações distintas entre os critérios adotados pelo ISE de acordo com o respectivo setor e tamanho. Os resultados foram positivos e significativos na relação entre tamanho e disclosure e, não significativos em relação ao setor. Conclui que o porte da organização interfere positivamente no seu nível de disclosure ambiental e que esta maior divulgação poderia ser explicada pelo fato de buscar a legitimidade do mercado.