Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E BARREIRAS DE TRANSIÇÃO: análise segundo a percepção de especialistas
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Irla Maria
Universidade Federal da Paraíba - Campos I - João Pessoa Responsável pela submissão
2 - Cláudia Fabiana Gohr
- Centro de Tecnologia

Reumo

O sistema linear (SL) e as crescentes necessidades da população vem provocando danos ambientais, fazendo surgir o conceito de economia circular (EC) que é considerada um modelo de negócios que necessita de uma mudança de paradigma na forma como a sociedade está inter-relacionada com a natureza de modo a evitar o esgotamento de recursos, fechar ciclos de energia e materiais, e contribuir para o desenvolvimento sustentável. No entanto, a transição não é simples, especialmente para as pequenas e médias empresas uma vez que existem várias barreiras para a transição de um SL para uma EC.
As pequenas e médias empresas (PMEs) são consideradas como a espinha dorsal da economia e, portanto, desempenham um papel importante na direção da economia linear para uma EC. Apesar disso, os desafios e barreiras dificultam esse processo de transição. Dessa forma, este artigo tem como principal objetivo debater o conceito de EC e analisar barreiras para transição de uma economia linear para uma economia circular no PMEs, por meio da opinião de especialistas.
A ideia central para a EC é de que os sistemas de produção, nos quais os recursos são extraídos, usados e descartados, devem ser substituídos por sistemas que reutilizem e que conservem energia. Assim, a EC pode ser definida como a perspectiva de reutilizar, recuperar e reciclar materiais na produção em níveis micro, meso e macro para alcançar a sustentabilidade. No entanto, a implementação dos princípios da EC por parte das PMEs requer a superação de algumas barreiras, como as culturais, regulatórias, de mercado e tecnológicas.
A pesquisa classifica-se como exploratória de cunho qualitativo utilizando, para isso, a percepção de especialistas ao que tange EC e barreiras de transição pra a sua implementação em PMEs. Os especialistas foram selecionados de acordo com o campo de atuação. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada composto por três blocos de perguntas relacionados: (i) ao conceito de EC; (ii) às barreiras de transição inerentes a EC no contexto de PMEs; e, (iii) a participação e contribuição do Governo e das organizações para o desenvolvimento e melhoria das práticas circulares.
Para os especialistas, a EC se inclina para a abordagem da reutilização e da reciclagem dos recursos. Em relação às barreiras enfrentadas pelas PMEs, eles mencionaram a barreira cultural, sendo a mudança de hábitos dos consumidores e o fomento de informações sobre EC são importantes para a adoção de práticas circulares. Os resultados também apontaram que barreiras econômicas (alto custo e financiamento limitado) dificultam a transição. As políticas governamentais podem não ser eficazes, e a posição ativa da gestão é significativa para a adoção dos princípios circulares.
A pesquisa mostrou que as barreiras culturais e econômicas assumem destaque no contexto de PMEs no Brasil para a implementação dos princípios da EC. Os resultados apresentados contribuem para a compreensão das barreiras que as PMEs enfrentam para uma transição circular ajudando as organizações a se anteciparem ou lidarem com essas barreiras tornando possível a transição para esse novo modelo de negócios. Também contribui para melhorar a tomada de decisão por parte dos atores políticos, por meio de políticas públicas que incentivem a adoção das práticas mais circulares.
DE JESUS, A.; MENDONÇA, S. Lost in transition? Drivers and barriers in the eco-innovation road to the circular economy. Ecological economics, v. 145, p. 75–89, 2018. GARCÍA?QUEVEDO, J.; JOVÉ?LLOPIS, E.; MARTÍNEZ?ROS, E. Barriers to the circular economy in European small and medium?sized firms. Business Strategy and the Environment, v. 29, n. 6, p. 2450–2464, 2020. RIZOS, V. et al. Implementation of circular economy business models by small and medium-sized enterprises (SMEs): Barriers and enablers. Sustainability, v. 8, n. 11, p. 1212, 2016.