Resumo

Título do Artigo

GESTÃO INTELIGENTE DE UM PROJETO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
Jane da Cunha Calado
Célia Aparecida Fudaba Curcio
César Augusto Simões Pereira
Michelle Bilbao

Reumo

Este artigo descreve dois semestres iniciais de estudos sobre Aquecimento de Água por Irradiação Solar, gerando um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental, social e uso de fontes limpas e renováveis de energia, utilizando materiais de construção sustentáveis, de baixo custo final e propriedades físico-químicas e mecânicas adequadas às exigências da normatização. O projeto prevê o estudo da aprendizagem significativa no projeto de iniciação científica associado à aquisição de conhecimentos através da matriz curricular. Subdivididos em quatro etapas de um semestre cada uma, requer estudo de conservação de energia para utilização em habitações populares e construção de um coletor solar capaz de aquecer água para quatro banhos diários de 10 minutos cada e apresentasse redução nos gastos energéticos. De caráter qualitativo descritivo experimental, buscou-se interpretar os fenômenos, analisar os dados e o processo atribuindo-lhe significado; envolve o uso de técnicas padronizadas de controle através da observação sistemática. Foram selecionados dez alunos do curso de engenharia civil, respeitando critérios de seleção da universidade, para estudo bibliográfico, elaboração de projeto, construção de protótipo e análise de resultados. Elaborou-se mapas conceituais sobre temas relevantes, direcionando a construção do projeto e possibilitando avaliar a aprendizagem significativa dos alunos. A pesquisa realizada, até o presente momento, ratifica que a Iniciação Científica pode ser um dos meios para proporcionar aprendizagem significativa, quando associada aos conceitos multidisciplinares. Reconheceu-se a importância da Iniciação Científica e da Aprendizagem Significativa, que foi efetivamente atingida por esses alunos.