Reumo
          
          
            As instituições de ensino superior - IES públicas, também devem preocupar-se com questões de sustentabilidade e buscar aderir a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, dando o exemplo à sociedade. O presente artigo tem como objetivo geral verificar os principais problemas de sustentabilidade ambiental em IES públicas de Santa Catarina com base na A3P. Para atender a este objetivo têm-se os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento das publicações em eventos e periódicos com a aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA em IES públicas; identificar os indicadores para cálculo da Sustentabilidade; e verificar os Planos Resumidos de Gestão 5W2H existentes nos estudos. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de bibliográfica. No que se refere à abordagem do problema qualitativa. No final concluiu-se que o indicador deficitário com índice mais elevado trata-se da Ecoeficiência da prestação de serviço e atendimento ao acadêmico com 50%, seguido de indicadores contábeis com 30%. Para resolução destes conflitos têm-se a gestão dos resíduos como mais citado, seguido de elaboração do balanço social e adequação da estrutura física.