Resumo

Título do Artigo

FILANTROPIA: Uma análise descritiva do uso das ações filantrópicas empresariais
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
ANTONIO JACKSON ALCANTARA FROTA
DAVI PINHEIRO DE OLIVEIRA
Lianna Silva Camelo
Artur Gomes de Oliveira

Reumo

O presente trabalho visa aprofundar o entendimento da Filantropia Coorporativa. Tomando como ponto de partida a Associação Peter Pan (localizada em Fortaleza/CE, referência no tratamento do câncer infantil no Norte Nordeste, atendendo mais de 2.500 crianças/mês de todo o Brasil), foram investigadas as principais fontes de renda para a sustentabilidade financeira da associação. Tomando como base as parcerias de natureza empresarial, o trabalho se desenvolveu para traçar o perfil do filantropo, entender as motivações e identificar os benefícios percebidos pelas empresas das ações filantrópicas. Para tanto, foram realizados questionários com as empresas parceiras. Para a classificação de estratégia filantrópica empregada, foi usado o modelo proposto por Brunch e Walter (2005).Embora as empresas estudadas apresentem ações de filantropia periférica e filantropia dispersa, o entendimento é que, para a sociedade, é importante observar o emprego da filantropia, uma vez que tais empresas estão inseridas em um contexto de pobreza e desigualdade social. Para a Associação Peter Pan (APP), é mais relevante a importância da ajuda empresarial se for analisado o universo amplo que a associação auxilia e a relevância da sua atividade na saúde pública das regiões Norte e Nordeste.A investigação da natureza core business da atividade empresarial das firmas parceiras mostrou uma não conexão entre a atividade desenvolvida pela a APP e as suas parceiras, ainda que numa contradição notou-se que nenhuma das empresas respondentes é ligada à área da saúde.