Reumo
O presente trabalho visa aprofundar o entendimento da Filantropia Coorporativa. Tomando como ponto de partida a Associação Peter Pan (localizada em Fortaleza/CE, referência no tratamento do câncer infantil no Norte Nordeste, atendendo mais de 2.500 crianças/mês de todo o Brasil), foram investigadas as principais fontes de renda para a sustentabilidade financeira da associação. Tomando como base as parcerias de natureza empresarial, o trabalho se desenvolveu para traçar o perfil do filantropo, entender as motivações e identificar os benefícios percebidos pelas empresas das ações filantrópicas. Para tanto, foram realizados questionários com as empresas parceiras. Para a classificação de estratégia filantrópica empregada, foi usado o modelo proposto por Brunch e Walter (2005).Embora as empresas estudadas apresentem ações de filantropia periférica e filantropia dispersa, o entendimento é que, para a sociedade, é importante observar o emprego da filantropia, uma vez que tais empresas estão inseridas em um contexto de pobreza e desigualdade social. Para a Associação Peter Pan (APP), é mais relevante a importância da ajuda empresarial se for analisado o universo amplo que a associação auxilia e a relevância da sua atividade na saúde pública das regiões Norte e Nordeste.A investigação da natureza core business da atividade empresarial das firmas parceiras mostrou uma não conexão entre a atividade desenvolvida pela a APP e as suas parceiras, ainda que numa contradição notou-se que nenhuma das empresas respondentes é ligada à área da saúde.