Reumo
          
          
            O ato de consumir faz parte da nossa rotina, uma vez que diariamente temos que fazer inúmeras escolhas de consumo. Além disso, somos bombardeados com diversas informações sobre novos produtos e serviços que são definidos como revolucionários, necessários, exclusivos e dinâmicos. Mudanças nesse ambiente de consumo levou a adaptação do conceito de consumo colaborativo por Bootsman e Rogers (2011) de forma a representar o consumo consciente e inteligente através da internet. Este trabalho tem como objetivo compreender se o consumo colaborativo influencia o processo decisório de compra de seus usuários nas etapas de busca por informações e análise de alternativas. A pesquisa foi realizada por meio de dez entrevistas em profundidade junto a consumidores colaborativos e da aplicação de uma Survey com 152 participantes do fenômeno. Como resultado, identificou-se que as etapas de busca por informações e a análise de alternativas não sofreram alteração na forma de acontecer a partir da utilização do modelo de consumo colaborativo. Há apenas uma adaptação ao local de busca das informações devido à categorização do produto (novo ou usado) na segunda alternativa mais utilizada para o levantamento de informações, sendo que as buscas online são as mais utilizadas tanto para produtos novos quanto para produtos usados.