Resumo

Título do Artigo

AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PILARES DE PODER: Um Estudo de Caso na Cidade de Reriutaba, CE
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Tema

Sustentabilidade e Políticas Públicas

Autores

Nome
CRISTIANE SABOIA BARROS
Antonio Jefferson Gonçalves Barroso Lima
Anny Kariny Feitosa
ELAINE PONTES BEZERRA

Reumo

A Educação Ambiental (EA) se constitui como uma forma abrangente de educação, que se propõe a atingir todos os cidadãos, através de um processo participativo permanente, que visa promover uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O presente artigo tem como objetivo diagnosticar a percepção da EA nos pilares de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário na cidade de Reriutaba/CE. Para isso realizou-se um trabalho qualitativo por meio de um estudo de caso, através da realização de entrevistas semiestruturadas com membros do poder público. Esse estudo tem como objetivos específicos analisar a relevância e conhecimentos dos três poderes sobre EA, verificar a existência de programas ambientais no município e destacar a ocorrência de possíveis impactos ou problemas ambientais na cidade. Os resultados obtidos nas entrevistas são preocupantes e desafiadores, com destaque para a falta de interesse ou conhecimento sobre a importância da EA. Salienta-se que o desenvolvimento de processos educativos que favorecerão uma consciência crítica e reflexiva e levem o individuo a participar nas soluções dos problemas de sua comunidade é tarefa dos poderes públicos constituídos.