Reumo
          
          
            Este trabalho relata implantação de sistema de projetos, construção e manutenção de escolas móveis, com práticas de Governança, em instituição de ensino profissionalizante, no período de 1996 a 2005. A empresa observada tem como finalidade o ensino profissional de trabalhadores da indústria. Na década de 1970 o conselho da entidade aprovou a execução da ação institucional baseada no aproveitamento dos modais de transportes existentes no país. A ideia era o levar o ensino profissionalizante a partir de unidades móveis, montadas em vagões, barcaças e carretas. Inicialmente na construção da primeira escola móvel, aproveitou-se a estrutura de um vagão ferroviário antigo, iniciando-se assim o processo de inovação tecnológica do ensino profissionalizante e das técnicas de administração do novo empreendimento (riscos organizacionais, custos e técnicas de gestão de projetos), fortalecendo-se a cultura organizacional.  A iniciativa motivou a empresa buscar ferramentas de inovação no mercado, e formar seus primeiros grupos de gerentes e projetistas de unidades móveis, mesmo que informalmente. Tais práticas permitiram à internalização da ideia, logo copiada por outros departamentos regionais da instituição. Por exigências legais a instituição em tais projetos princípios defendidos pela Governança Corporativa, tais como sobre prestação de contas, responsabilidade corporativa e a inovação.