Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento do mercado de etanol no Brasil: os principais desafios
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Carmen Augusta Varela
Reginaldo Pereira de Souza

Reumo

O objetivo deste trabalho é identificar os principais fatores necessários para o desenvolvimento do mercado de etanol no Brasil. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa exploratória e qualitativa de estudos de casos elaborada através da análise bibliográfica, documental e de entrevistas com questionário semiestruturado, aplicado a gestores de cinco empresas do produtoras de etanol (Raízen, Usina Boa Vista, Usina Açucareira São Manoel S/A, VREC-Usina Bom Sucesso e GranBio). A análise do setor, altamente importante para a produção de energia alternativa ao petróleo, permitiu concluir que alguns fatores importantes impedem o desenvolvimento do mercado de etanol no Brasil, dentre eles a falta de infraestrutura e logística, tornando necessária a extensão dos dutos para a distribuição de combustíveis e derivados pelo país, a ausência de vontade política, que impede o desenvolvimento de novos projetos, bem como a falta de incentivos e de legislação de longo prazo que poderiam fortalecer o setor e a inexistência de políticas mais claras sobre o preço dos combustíveis e em relação as medidas a serem tomadas quando ocorrem problemas climáticos.