Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM EMPRESAS INOVADORAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Natália Rohenkohl do Canto
Andréia Cristina Dullius
Rodrigo Maldonado Rodrigues
Patricia Dias
MARCIA DUTRA DE BARCELLOS

Reumo

O atual cenário competitivo demanda que empresas não apenas inovem, mas que também atuem com responsabilidade social corporativa (RSC). Dada a necessidade de melhor compreender a relação entre a RSC e inovação, o presente artigo investiga a incorporação da RSC na estratégia de empresas brasileiras que se consideram inovadoras. Realizaram-se entrevistas com representantes de cinco empresas que afirmam ser inovadoras e incluir a RSC em sua pauta estratégica. Os resultados indicam a existência de um perfil inovador, não necessariamente ligado à fronteira do conhecimento, e diferenças setoriais na atividade de inovação. Quanto à RSC, percebe-se um enfoque em ações ambientais, sendo que as práticas sociais mais comuns referem-se a programas de filantropia ou benefícios para os funcionários. Apesar da existência de inovações e de práticas de RSC, a RSC ainda não pode ser considerada estratégica em alguns casos, além de não ter sido identificada como uma fonte de inovações, ocorrendo em alguns casos o inverso (inovações como fonte de RSC). As inovações ocorrem, assim, geralmente de modo dissociado da RSC, o que pode ser em função da carência de metodologias adequadas para a mensuração das práticas de RSC.