Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE ADOTADAS PELAS EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Thiago Chiorino Costa
Heidy Rodriguez Ramos

Reumo

O consumismo presente em nossa sociedade vem gerando enormes danos ao meio ambiente, principalmente pelo fato que muitos produtos, além de serem prejudiciais, são descartados de maneira inadequada após o seu uso. O objetivo do trabalho é fazer uma análise das estratégias de marketing verde adotadas pelas empresas para minimizar os impactos ambientais provenientes do consumismo do ponto de vista da administração de marketing, ou seja, ações que considerem todo o seu marketing mix. Logo, o presente trabalho tem o intuito de levantar as principais ações que vêm sendo feitas pelas empresas no âmbito do marketing – mais conhecido como marketing verde – e como tais estratégias vêm colaborando com a redução e mitigação dos impactos ambientais negativos gerados pelo consumo. Assim, primeiramente, serão abordados os diversos impactos ambientais provenientes do consumo para, na sequência, discorrer sobre as estratégias de marketing verde, em todo o seu composto – produto, preço, comunicação e distribuição – que as empresas vêm implementando com o intuito de minimizar tais impactos já na fonte, ou seja, nas etapas de produção e comercialização dos produtos. Por fim, serão discutidos os gaps e dilemas existentes no mercado para que, assim, haja uma reflexão para futuros estudos acadêmicos na área do marketing verde.