Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ÚLTIMA DÉCADA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Lucas Veiga Ávila
Ana Luiza Rossato Facco
Marcelo Mendes Arigony
Marcia Helena dos Santos Bento
SANDRA LEONARA OBREGON

Reumo

O estudo analisa as características das publicações sobre os temas Sustainability e Education for Sustainability, na base de dados Web of Science (WOS), no período de 2005 a 2014, identificando quais os tópicos que estão sendo estudados junto aos temas e quais os tópicos mais relevantes, além da análise de uma edição especial do Journal of Cleaner. A abordagem foi qualitativa e quantitativa, procurando qualificar e quantificar algumas variáveis referentes à produção científica sobre o tema. O número de publicações na base WOS sobre os temas foi de 5.924. Na análise das publicações da edição especial Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável: Áreas Emergentes do Journal of Clenear (Janeiro 2014), foram encontrados e analisados 17 resumos e trabalhos completos. Dos principais resultados da pesquisa destacam-se as áreas Education Educational Research, Environmental Sciences Ecology e Engineering com maior número de publicações; os artigos representam 63% dos documentos publicados; o ano de 2013 com o maior número de publicações; Huisingh, Suciu, Katane e Barth os autores que mais publicaram sobre os temas; Management, Environmental Studies, Ecology, Environmental Sciences são os hot tópics com os melhores resultados, e por fim destaca-se que os temas estão em fase de crescimento na ciência.