Resumo

Título do Artigo

FEIRAS DE CIÊNCIA COMO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Cristiano Capellani Quaresma
Ayron Barbosa dos Santos
Igor Ogashawara
MAURICIO LAMANO FERREIRA
Tatiana Cortese

Reumo

A definição de meio ambiente, que desconsidere as transformações resultantes da histórica ruptura progressiva do Homem em relação à natureza, implica em erros conceituais que dificultam o entendimento e a solução de problemas ambientais atuais. Além disso, a extrema especialização do saber compromete o entendimento dos problemas ambientais, tornando urgentes análises críticas, capazes de integrar diferentes áreas do conhecimento. Os eventos de ciência jovem podem ser vistos como importantes iniciativas à esta integração. Assim, o presente trabalho objetivou verificar a percepção em relação ao meio ambiente de alunos participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, bem como os impactos desta feira na conscientização dos mesmos em relação ao referido tema. A presente pesquisa é de natureza quali-quantitativa fundamentada em levantamentos bibliográfico e documental, além de entrevistas à estudantes do ensino fundamental e médio, participantes da FEBRACE no ano de 2013. Os resultados demonstraram que a maioria dos entrevistados (mais de 74%) possui uma visão mais elaborada e globalizante do conceito de meio ambiente. Verificou-se também que, de maneira geral, os alunos entrevistados observaram influências positivas da feira em sua percepção ambiental e se sentiram mais interessados e motivados no entendimento e na discussão dos problemas ambientais.