Resumo

Título do Artigo

CONSUMO ÉTICO E SEUS IMPACTOS: DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Arnaldo Coelho
Marina de Souza França
Laodicéia Amorim Weersma
Menno Rutger Weersma

Reumo

A demanda por produtos e serviços que respeitem o meio ambiente e a sociedade tem tornado-se intensa, em especial, diante do esgotamento do modelo de consumo, subjacente ao capitalismo contemporâneo. Fato este que faz com que os cidadãos busquem alternativas de consumo que tragam benefícios à comunidade, não só a curto, mas também a longo prazo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal analisar os principais determinantes do comportamento do consumidor no contexto brasileiro, face ao consumo ético. Para concretizar este objetivo foi elaborada uma pesquisa aplicada a 308 brasileiros com idades iguais ou superiores a 18 anos e que residissem no país. Desta análise, resultaram evidências de que as variáveis individualismo, egoísmo e orientação comunitária possuem significância na explicação do comportamento ético dos consumidores brasileiros e que o consumo ético pode impactar na sensibilidade ao preço, na satisfação com a vida e na compra compulsiva. Presume-se, então, que o presente estudo será relevante para as empresas de diversos portes e setores, atuantes ou que pretendam atuar no mercado brasileiro, como forma de contribuir para a caracterização de novos segmentos de mercado, bem como para servir de orientação para análises de comportamento de compra.