Reumo
          
          
            O presente artigo tem por objetivo identificar, na visão dos gestores, os recursos e capacidades das empresas de serviço alimentício que são fontes de vantagem competitiva sob o enfoque da Visão Baseada em Recursos – VBR. Para tanto, fez-se necessário à utilização do modelo VRIO, que trata de uma ferramenta de auxílio na identificação dos recursos e capacidades das organizações. A pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do serviço alimentício por meio de estudo de caso de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Neste estudo, foram entrevistados gestores das organizações em questão e coletados dados por meio de roteiro de entrevista semiestruturado, os quais passaram por processo de análise de conteúdo e categorização para o tratamento e interpretação dos dados. Como resultado, observou-se que os recursos e capacidades identificados foram o conceito de produto pelo tempo e agilidade nos processos; a estrutura física, de pessoal e tecnológica; a aprendizagem organizacional; a identificação do cliente por meio do atendimento pelo tempo e agilidade; o produto e marca consolidada; o produto de difícil imitação pela sua conceituação de produto e exclusividade, fortalecimento da administração e feedback com os clientes.