Reumo
          
          
            A procura por competitividade nas organizações as direcionam cada vez mais para um melhor desenvolvimento de suas atividades. Diante disso, a administração por processos é a interação entre vários segmentos como desenho e redesenho, organização por processos e tecnologia, pois é a partir deles que são identificados pontos de melhoria nos setores. Levando em consideração a melhoria continua, a reengenharia entra no cenário de reestruturação das tarefas para atingir maior qualidade no sequenciamento das atividades produtivas sem atrasos contínuos e falha de comunicação entre setores. O principal objetivo deste artigo é apresentar um estudo, com base em uma pesquisa bibliográfica e observação direta onde são delineadas formas de se diminuir a lacuna existente entre teoria e prática na área da Administração de Processos e a Reengenharia, utilizando a tecnologia de programas inteligentes ERP e a teoria da árvore de estratégia e tática (Teoria das Restrições). A pesquisa pretende evidenciar a importância do planejamento, mesclando a importância de mudanças em alguns setores da organização e seus processos internos através de um estudo de caso em uma fábrica de Amortecedores de Vibração.
Palavras chave: Administração de Processos, Reengenharia, Processos Internos, ERP, Estratégia.