Resumo

Título do Artigo

Práticas da Logística Reversa na Construção Civil em Cuiabá-MT: Estudo de Caso na Empresa Casa Pronta-Construções Tecnológicas
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
JULIANA GIRADELO DA SILVA
Ivana Aparecida Ferrer Silva
Idineia bressan
Sabrina Emmelly Pecini da Silva
Simone Hirata

Reumo

Neste trabalho foi realizado um estudo de caso na empresa Casa Pronta-Construções Tecnológicas visando uma análise entre as exigências da legislação e os procedimentos adotados pela empresa, quanto à gestão e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos. O método utilizado para a realização do estudo foi a pesquisa exploratória e o estudo de caso, que permitiu uma boa investigação com sólidos resultados. Constatou-se que há entraves no desenvolvimento da simbiose industrial junto aos órgãos responsáveis pelas autorizações, no entanto o modelo é de vanguarda, a empresa desenvolve excelente método de construção sustentável digno para ser observado, tomado como modelo e replicado em construções de baixo impacto ambiental.A mudança do cenário atual, em que o crescimento econômico é obtido através de um intenso uso dos recursos naturais e alta contribuição para os baixos índices de qualidade de vida da população, para o que se faz necessário com uma economia mais sustentável, depende basicamente de fatores intrínsecos as empresas. O primeiro contempla a inovação tecnológica, por meio da inovação as empresas encontram recursos ou processos substitutos que permitem a utilização integral de matérias-primas e energias, reduzindo os desperdícios. As empresas tem a missão de buscar cada vez mais formas eficientes de atender as necessidades humanas através de produtos ou serviços que utilizem a menor quantidade de recursos em sua produção, uso e pós-consumo. O segundo fator consiste na mudança do modelo de negócios e de consumo. Diversas empresas tem comunicado melhor os componentes de sustentabilidade referentes ao seu negócio, educando os consumidores para que eles procurem incluir essas questões em sua decisão de compra.