Resumo

Título do Artigo

Gestão da inovação: um estudo com uma empresa distribuidora de energia elétrica
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Bárbara Sampaio de Menezes
DANIELLE SOARES GONÇALVES BRAGA

Reumo

Esta pesquisa tem o intuito de contribuir com a temática inovação, trazendo dados sobre um modelo de gestão de sucesso e buscando detalhar como ocorre o processo de geração de inovação de uma distribuidora de energia. Para isso foi utilizado a análise dos mecanismos de conversão do conhecimento conforme Nonaka e Takeuchi (2008) que defendem que essa conversão ocorre por meio de mecanismos e, através deles, o conhecimento do indivíduo torna-se articulado e amplificado, onde tais mecanismos são: socialização, externalização, combinação e internalização. E para o modelo de gestão teve como base o proposto por Bessant e Tidd (2009) que organiza o processo de gerar, selecionar e implementar ideias apresentando nas seguintes etapas: gerar possibilidades de inovação; selecionar, estrategicamente, a partir das opções; e implementar e fazer a inovação acontecer. A unidade de análise é a empresa COELCE, a abordagem aplicada na presente pesquisa é de natureza qualitativa e quanto aos objetivos ou fins é considerada como analítica. A coleta dos dados foi feita a partir de dados secundários da empresa e entrevistas semiestruturadas. Já a apreciação dos mesmos foi realizada a partir da técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se que a promoção da espiral de conhecimento no nível organizacional é feita em todas as etapas pela COELCE e que o modelo de gestão baseado em Bessant e Tidd (2009) é totalmente encontrado na empresa.