Reumo
          
          
            No Brasil, a frota de caminhões e ônibus, com mais de dez anos de uso, se faz presente em boa parte das estradas brasileiras. Seu crescimento contínuo está muito relacionado à dinâmica da economia do país. Aliado a esse fato existe a necessidade de adequação desses veículos aos novos tempos, onde leis de proteção ao Meio Ambiente se tornam mais presentes na vida dos seus proprietários e os desafios para se manter competitivos num mercado de fretes cada vez mais seletivo e exigente estão incorporados ao ciclo de vida desses veículos. Soluções tecnológicas existem em grande quantidade, muitas delas proibitivas quando se pensa na relação custo/benefício; outras ilegais e que não produzem benefícios reais em termos de proteção ao Meio ambiente e, a estudada, que consegue estabelecer uma relação positiva em relação ao aumento de potência, a capacidade de carga, a redução de consumo de combustível e a diminuição significativa de emissão de particulados, garantindo o respeito ás exigências das leis de controle de emissão de fumaça preta e uma melhor relação custo/benefício aos seus proprietários. Esse relato técnico focou o desenvolvimento de soluções de projeto focados nos turbo-alimentadores para o mercado de reparação dos veículos movidos a diesel produzidos antes de 2012.