Resumo

Título do Artigo

O processo de comunicação na disseminação de práticas sustentáveis: um estudo de micro, pequenas e médias empresas brasileiras
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Valdete Marines Cecato

Reumo

Esse artigo aborda o papel da comunicação na promoção da sustentabilidade em uma amostra de 40 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), dedicadas ao desenvolvimento e oferta de produtos e serviços posicionados como sustentáveis. A escolha das MPMEs, como objeto de pesquisa, deve-se à sua importância estratégica para a geração de renda, empregos, inovação, desenvolvimento e difusão de práticas sustentáveis. O estudo buscou responder três questões: a) as MPMEs pesquisadas consideram a comunicação relevante para a sustentabilidade de seus negócios; b) quais são as ferramentas de comunicação adotadas pelos empreendedores para promover seus produtos e serviços?; c) como as MPMEs se relacionam com seus stakeholders? Mesmo sem terem conhecimento pleno das ferramentas de comunicação, 82,5% dos participantes (32 empresas) disseram que, na sua organização, as atividades de comunicação são realizadas com intenção estratégica, lideradas e executadas (na grande maioria das MPMEs da pesquisa) pelo próprio empreendedor. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) possibilitaram o acesso de empresas pequenas à comunicação viabilizando a divulgação de produtos, serviços e possibilitando mais agilidade nos negócios, parcerias e relacionamentos. Para facilitar a correlação entre comunicação e sustentabilidade, as MPMEs foram posicionadas em uma matriz formada por um eixo vertical (comunicação) e horizontal (sustentabilidade).