Resumo

Título do Artigo

OS SABERES DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FUNDAMENTAL DE GUAJARÁ-MIRIM/RO
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
GEORGE QUEIROGA ESTRELA
Josmar Almeida Flores
Jose Jarlison Dos Santos
Jacinto Pedro Pinto Leão
MARIA BETANIA DO NASCIMENTO

Reumo

Esta pesquisa visa compreender como é construída a Educação Ambiental em etapas iniciais da formação da criança pode contribuir para a formação de um sujeito ecológico. O presente objetivo foi orientado pelo seguinte problema: como são construídas as práticas educativas ambientais em duas instituições de ensino, do município de Guajará-Mirim/RO? Para isso, acompanhamos alunos de três escolas de Educação Infantil do município de Guajará-Mirim/RO. O trabalho consistiu em três etapas principais: levantamento bibliográfico; pesquisa de campo, composta por entrevistas semiestruturadas voltadas para as professoras, observações e práticas pedagógicas aplicadas às crianças; análise dos resultados. A análise dos dados considerou a apreensão dos significados atribuídos pelas crianças da pré-escola às suas vivências ambientais, bem como sua compreensão sobre a relação com o meio ambiente. As entrevistas e as observações foram realizadas a partir das práticas educativas ambientais aplicadas nas três escolas estudadas. Os resultados evidenciaram que a educação ambiental deve ser iniciada desde a Educação Infantil para que se formem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente.