Reumo
          
          
            Esta pesquisa visa compreender como a Educação Ambiental em etapas iniciais da formação da criança pode contribuir para a formação de um sujeito ecológico. O presente objetivo foi orientado pelo seguinte problema: como são construídas as práticas educativas ambientais em três instituições de ensino, do município de Guajará-Mirim/RO? Para isso, acompanhamos alunos de três escolas de Educação Infantil do município de Guajará-Mirim/RO. O trabalho consistiu em três etapas principais: levantamento bibliográfico; pesquisa de campo, composta por entrevistas semiestruturadas voltadas para as professoras, observações e práticas pedagógicas aplicadas às crianças; análise dos resultados. A análise dos dados considerou a apreensão dos significados atribuídos pelas crianças da pré-escola às suas vivências ambientais, bem como sua compreensão sobre a relação com o meio ambiente. As entrevistas e as observações foram realizadas a partir das práticas educativas ambientais aplicadas nas três escolas estudadas. Os resultados evidenciaram que a educação ambiental deve ser iniciada desde a Educação Infantil para que se formem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e na preservação do meio ambiente.