Resumo

Título do Artigo

SITUAÇÃO ATUAL E OPORTUNIDADES PARA EMPRESAS LIMPAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
monica carvalho
Rommel de Santana Freire
Raphael Abrahão
Alexandre Magno Vieira Gonçalves de Brito
Ana Lyvia Tabosa da Silva

Reumo

As mudanças climáticas e seus impactos negativos ameaçam a qualidade de vida das populações e também a segurança de suas economias, e ambos dependem diretamente das tendências atuais de produção e consumo. Este artigo explora a relação entre a emissão de poluentes por empresas, com a sociedade em geral e governos. Esta relação baseia-se no tripé quantificação-redução-evidenciação e pode ser estendida para avaliar o que a própria sociedade emite. Este artigo mostrará o panorama atual das emissões de gases de efeito estufa e analisará quais são as oportunidades existentes para as empresas "limpas" (aquelas que reduzem suas emissões). Também serão explorados os ganhos financeiros e não-financeiros, qual a agregação de valor e marketing positivo, e finalmente, qual é o viés social e contribuição tecnológica-social embutidos na criação desta relação. O objetivo mais amplo a ser atingido por meio da relação quantificação-redução-evidenciação é o de aumentar a competitividade das empresas e também contribuir para o desempenho ambiental do país. Após a quantificação de seus impactos ambientais, a empresa que se compromete com sua redução e evidenciação está agregando valor ao seu produto ou serviço.