Resumo

Título do Artigo

O Hiato entre Atitude e Comportamento Ecologicamente Consciente: Um Estudo sobre lixo e reciclagem com Consumidores de Diferentes Gerações
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Lara Coelho Vaccari
Marcos Cohen
Angela Maria Cavalcanti da Rocha

Reumo

Apesar do aumento da consciência e do interesse do consumidor por produtos verdes e de uma pré-disposição para compra de produtos e serviços ou comportamentos mais ecologicamente corretos, pode-se notar muitas vezes a falta de correspondência nos consumidores entre seu discurso e suas ações, também chamada hiato. Dessa forma, o presente estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda deste fenômeno, sob um novo prisma, analisando os fatores influentes no hiato sob a perspectiva de contraste de gerações entre Baby Boomers (BB) e Y, bem como suas principais diferenças e semelhanças. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas trinta entrevistas em profundidade com consumidores residentes no Rio de Janeiro. Para realizar a análise de conteúdo das entrevistas se utilizou o software Atlas.ti. Neste artigo se buscou identificar os principais fatores influentes no hiato em ambas as gerações analisando as práticas do descarte do lixo e da reciclagem pelos consumidores. A partir dos resultados apresentados, a primeira questão de pesquisa deste estudo (“Quais os principais fatores influenciadores no hiato entre atitudes e comportamento ecologicamente conscientes nas gerações BB e Y?”) foi respondida identificando-se diversos fatores que aumentam ou reduzem o hiato no que diz respeito ao descarte de lixo e à reciclagem, comparando-se os dois grupos geracionais.Com relação à segunda questão de pesquisa: “Os fatores influenciadores do hiato identificados afetam de forma distinta os membros das gerações BB e Y”, os resultados obtidos no estudo indicam que a resposta a esta pergunta é afirmativa para a amostra de entrevistados analisados, levando à proposição a ser testada de que indivíduos de diferentes gerações po