Resumo

Título do Artigo

A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA CONSIDERANDO A ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA E O PAPEL DO EMPREENDEDOR DE MICROEMPRESA FAMILIAR
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Aline Cristine Ghisi
Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Reumo

O objetivo deste estudo foi analisar a formação da estratégia e a estratégia como prática, após a mudança do gestor de uma microempresa de reparação automotiva, na cidade de Florianópolis/SC. A revisão teórica buscou analisar a formação da estratégia no ponto de vista deliberado e emergente por meio dos conceitos apresentados por Mintzberg e Waters (1985); a contribuição de Schatzki (2005) – que expõe a estratégia como prática considerando um conjunto de ações organizadas divididas em três fenômenos: entendimentos, regras e estrutura teleoafetiva; e a formulação da estratégia no conceito da escola empreendedora de Mintzberg; Ahlstrand; Lampel (2010). A metodologia empregada foi de uma pesquisa qualitativa, utilizando estudo de caso único, envolvendo entrevistas semiestruturadas com o gestor e os colaboradores, observação não participante e coleta de dados documentais, possibilitando, assim, a triangulação dos dados. Dessa forma, o estudo focou em identificar as mudanças encontradas a partir 2009 quando ocorreu a alteração do gestor na microempresa. Por meio de análise da narrativa, encontrou-se que a formação da estratégia está relacionada diretamente com o perfil do gestor, podendo ser deliberada ou emergente, assim como os fenômenos apontados por Schatzki (2005), cujas contribuições teóricas puderam ser encontradas neste estudo empírico.