Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL ENTRE CONSUMIDORES
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
WESLLEY SALES NASCIMENTO
Alyne do Vale
Rebeca Montenegro
Rafaella Alves Medeiros Alvarenga

Reumo

Esta pesquisa buscou explanar a importância do consumo para que se consiga alcançar o desenvolvimento sustentável. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos da sustentabilidade e do comportamento do consumidor. O estudo é direcionado pela seguinte questão-problema: Qual a percepção dos consumidores universitários de diferentes classes econômicas sobre o consumo sustentável? O objetivo geral deste estudo consiste investigar qual a percepção dos consumidores universitários sobre o consumo sustentável. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de campo junto a consumidores de uma determinada Instituição de Ensino Superior localizada em Fortaleza-CE, aplicando-se um questionário baseado na pesquisa survey. A pesquisa foi realizada com 149 consumidores matriculados na IES em questão. Os dados coletados foram confrontados com a teória para desenvolvimento da análise dos resultados. Ao final deste estudo foi possível constatar que os consumidores questionados, quase em sua totalidade, sabem o significado de sustentabilidade e se preocupa com o futuro do planeta. Porém maior parte deles praticam ações de consumo sustentável ainda de uma forma bastante tímida, muitos ainda não buscam mudar hábitos, a fim de se ter um posicionamento de consumo sustentável.