Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL E DESEMPENHO EM EMPRESAS BRASILEIRAS E EUROPEIAS
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Alessandra Carvalho de Vasconcelos
José Glauber Cavalcante dos Santos
Márcia Martins Mendes De Luca
JACQUELINE VENEROSO ALVES DA CUNHA

Reumo

A pesquisa tem por objetivo identificar os efeitos das estratégias inovação e sustentabilidade – mensuradas por meio da divulgação – na rentabilidade de empresas brasileiras e europeias, com fundamentação nos preceitos da Visão Baseada em Recursos. A amostra reúne 78 indústrias listadas na BM&FBovespa (26) e na Nyse Euronext (52), participantes de pelo menos um dos seguintes índices de sustentabilidade: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), Índice Carbono Eficiente (ICO2) e Low Carbon 100 Europe®. Os dados foram extraídos dos demonstrativos financeiros, notas explicativas, relatórios anuais e relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas, referentes aos quatro exercícios anuais do período 2010-2013. Recorreu-se à abordagem quantitativa, aplicando-se os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Jonckheere-Terpstra, além da Regressão Linear Múltipla. A inovação foi mensurada a partir dos intangíveis de inovação, patentes registradas, investimentos em P&D e Índice de Transparência em Inovação (ITI). A sustentabilidade foi avaliada por meio dos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI). O desempenho (rentabilidade) foi medido em cada empresa com base no Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) e no Retorno sobre o Ativo (ROA). Os resultados sinalizam que o perfil organizacional estratégico das firmas influencia o seu desempenho médio, com impacto positivo da inovação e da sustentabilidade na rentabilidade.