Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA FEAAC - UFC
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Bárbara Sampaio de Menezes
Augusto Cézar de Aquino Cabral
Sandra Maria dos Santos
Maria Naiula Monteiro da Silva

Reumo

Para suprir as novas exigências do mercado de trabalho marcado principalmente por variações sociais e tecnológicas é exigido das pessoas diversos tipos de aprendizagem. Nesse contexto, a aprendizagem individual é considerada como uma forma de adquirirmos novos conhecimentos, ampliarmos competências e modificarmos nossos comportamentos. O propósito central deste estudo é analisar como se dá a percepção dos estudantes concludentes da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC - UFC), que estejam exercendo atividade profissional no momento, quanto à relevância dos tipos de aprendizagem no contexto organizacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada mediante survey com 120 estudantes. Nesta pesquisa foi aplicada uma versão simplificada do questionário Aprendizagem Formal e Informal desenvolvido por Leopoldino (2012), que contempla o processo de aprendizagem em indivíduos de uma determinada empresa. O questionário contém 18 questões, divididas em três seções: dados sociodemográficos, aprendizagem formal e aprendizagem informal. Após analisar os resultados, inferiu-se que os dois tipos de aprendizagem são considerados de intensa relevância para os estudantes da FEAAC, porém a informal possui ainda um índice maior que formal.