Reumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar seis empresas no ramo de eletrodomésticos listadas na BOVESPA identificando se as mesmas trabalham a evidenciação ambiental e se este fator está ligado à sua rentabilidade. Para responder tal pergunta utilizou-se como metodologia a pesquisa do tipo descritiva, apresentando dados secundários das empresas de capital aberto no período de 2010 a 2014, do setor de área de eletrodomésticos. Foram selecionadas 6 empresas, as quais Brasmotor, IGB Eletrônica, Magazine Luíza, Springer, Via Varejo e Whirlpool, com embasamento no seu ramo de atuação e classificadas no setor de atuação pela BOVESPA. A coleta de dados foi realizada nos documentos de Demonstrações Financeiras Padronizadas (DEPs) e nos Relatórios de Sustentabilidade (RS), encontrados no site da BOVESPA e das próprias empresas. Como resultado, entendeu-se que entre as seis empresas pesquisadas não há relações significativas entre a evidenciação ambiental e a rentabilidade das mesmas, tendo em vista que algumas empresas que não publicaram dados ambientais tiveram rendimentos significativos. Conclui-se que não há uma necessidade de que as empresas divulguem informações mais precisas sobre o meio ambiente, tendo em vista que isso não influi na rentabilidade da mesma.