Resumo

Título do Artigo

Cultura de Inovação: Um estudo sobre a percepção de funcionários de uma instituição financeira privada.
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Rossana Filetti Soranz
Edison Quirino D`Amario

Reumo

A cultura organizacional vem sendo objeto de estudo desde os anos 50 (SCHEIN, 2001) pelo fato de ser um determinante no sucesso da empresa em termos de performance (CAMERON; QUINN, 1999) e de implementar e operacionalizar estratégias de negócios (COOLIGAN; JACKSON, 2002). Pesquisas mais recentes como a de Matin (2011); Dyser, Gregersen e Christensen (2012); Midgley (2009); Davila, Epstein e Shelton (2007); Kanter (2006) e Gray et al., (2003) sugerem a existência positiva entre a cultura organizacional e o sucesso através da inovação. Uma organização inovadora possui processos específicos de aprendizado e mudança que se ligam à estratégia e incorporam iniciativas explícitas e continuadas de aperfeiçoamento, com uma visão compartilhada de inovação, flexibilidade e agilidade que oportunizam mudanças e criam ambientes propícios para inovações e à novas ideias. Este estudo teve o objetivo geral identificar se há cultura de inovação na percepção dos funcionários de uma instituição financeira privada, localizada na cidade de São Paulo. Foi feita pesquisa qualitativa, e análise de discurso. Os resultados indicam que a instituição pesquisada está iniciando o processo de promover uma cultura de inovação, através de pesquisas e ações onde os funcionários possam sugerir inovações, principalmente no que se refere à mudanças nos processos. No entanto, percebe-se que nem todos os funcionários respondem às pesquisas devido à falta de credibilidade de que as suas sugestões, sobre inovação, sejam realmente implantadas.