Resumo

Título do Artigo

Motivações e expectativas de empreendedores orientados para a sustentabilidade: o papel da comunicação em uma amostra de MPMEs sustentáveis
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Valdete Marines Cecato
Maria Aparecida Ferrari

Reumo

O artigo analisa a conexão entre comunicação e organizações no contexto da sustentabilidade. O texto foi elaborado com base em duas questões, que integraram uma pesquisa desenvolvida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) , em 2015, cujo objeto de estudo foi uma amostra de 40 micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) sustentáveis. O presente artigo aprofunda as seguintes questões: a) quais são as atividades comunicativas que os empresários consultados consideram mais importantes para que suas empresas cresçam de forma sustentável? b) que motivações os levaram a optar pelo investimento em negócios sustentáveis? Os empreendedores esperam que a comunicação os ajude a engajar sua rede de colaboradores no processo de construção da sustentabilidade de suas organizações e apontam a preocupação com gerações futuras (legado), valorização da empresa, obtenção de vantagens competitivas e inovação como alguns dos motivos que os levaram a optar por negócios sustentáveis. Os participantes da pesquisa, que fundamenta este artigo, acreditam que podem gerar valor para o seu empreendimento por meio do fortalecimento da sua imagem e reputação.