Resumo

Título do Artigo

Evidenciação ambiental em empresas que divulgam GRI
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Tema

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

Autores

Nome
CAROLINE KEIDANN SOSCHINSKI
MARIA MARGARETE BACCIN BRIZOLLA
ROSELAINE FILIPIN
JOSIANE DE OLIVEIRA SCHLOTEFELDT

Reumo

Esse estudo objetivou analisar o nível de evidenciação ambiental (EA) e os gastos de natureza ambiental (GNA) em empresas que divulgam relatórios de sustentabilidade com base nas diretrizes do GRI. A pesquisa é de origem descritiva e de abordagem qualitativa, utiliza de procedimento bibliográfico e documental. A população consiste em 248 companhias localizadas no continente Africano, Americano, Asiático, Europeu e Oceania, sendo a amostra delimitada por setores e continentes, o que possibilitou a obtenção de resultados sob distintas perspectivas. A análise se baseia na metodologia de Clarkson et al. (2008) que analisou 95 categorias/variáveis dummies, por conseguinte, utilizou-se do estimador de média aritmética por setores e continentes. Os resultados apontaram que os setores de construção, de mídia, produtos metálicos, ferroviário, têxtil e do vestuário investem em média 5,6% do ativo total em questões ambientais, em contrapartida, o setor de bens de consumo durável, investe apenas 2%. Ao se tratar de EA, os setores automotivo, logística, mídia, agenciamento público, têxtil e do vestuário se destacam com média de 44% de evidenciação do total de itens, ao contrário do setor hídrico público que divulga apenas 26% das informações ambientais.