Resumo

Título do Artigo

Rotulagem Ambiental e Greenwashing: análise de discursos e práticas empresariais
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
Renata Silva Araújo
Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
Erico L. Pagotto

Reumo

Com a finalidade de aumentar a visibilidade de seus produtos e agregar valor a eles, muitas empresas têm utilizado a rotulagem ambiental para declarar os atributos de seus produtos, demonstrando aos clientes suas vantagens em relação aos concorrentes. Contudo, é importante que tal comunicação esteja pautada em critérios éticos e técnicos para garantir sua credibilidade. Este estudo compara a relação entre os discursos e as práticas ambientais adotadas pelas empresas, com base na seguinte pergunta: A rotulagem ambiental condiz com as práticas adotadas pela empresa estudada, ou trata-se somente de greenwashing? Para responder a esta pergunta optou-se por escolher, a partir de critérios previamente estabelecidos, o produto Papel Neve Compacto, fabricado pela empresa Kimberly Clark. O método consistiu em analisar o rótulo do produto e as práticas ambientais da empresa por meio de dados secundários e por meio de entrevista. Os resultados apontam que a rotulagem ambiental do produto e as práticas ambientais adotadas pela empresa estão parcialmente alinhadas. Também se identificou que a embalagem apresenta elementos passíveis de contestação, com informações que por vezes exageram os atributos ambientais do produto. As evidências demonstram que o rótulo pode estar sujeito a questionamentos considerando-se tanto as normativas aplicáveis quanto sua capacidade de informar adequadamente ao público consumidor.