Reumo
Este relato tem como objetivo apresentar um caso de descarte de eletroeletrônicos provenientes dos trabalhos de instalação e manutenção realizadas por empresa multinacional de Telecom atuante no Brasil.
Em função da necessidade de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/10) (“Política Nacional de Resíduos Sólidos”, [s.d.]), a adequação da empresa com vistas a avaliar, tratar e destinar corretamente todos os resíduos gerados pelas suas atividades se tornou uma das prioridades. Neste contexto, definiu como estratégia, buscar o tratamento adequado dos resíduos gerados a partir de serviços de instalações e manutenções realizados pela empresa envolvendo principalmente cabos, conectores, terminais, acessórios e miscelâneas, em oposição a simplesmente efetuar o descarte desses materiais em aterros sanitários. Dentre as suas operações destacam-se a logística reversa de materiais eletroeletrônicos, incluindo o provimento de informações para a adequada segregação desses materiais, o acompanhamento da segregação em si, além da análise dos laudos técnicos referentes a estas atividades e a liberação dos resíduos para descarte. Espera-se que as práticas abordadas neste relato possam servir de referência para outras empresas de Telecom que também efetuam a reinserção produtiva de materiais similares como parte do ciclo de vida de seus produtos.