Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
Edilson Bacinello
Iara Regina dos Santos Parisotto

Reumo

A estratégia voltada a gestão da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) permite a exploração de novas oportunidades ambientalmente sustentáveis e possíveis fontes de vantagem competitiva. Nesse contexto, esse estudo buscou verificar se a estratégia voltada a adoção de práticas socioambientais, através dos Relatórios de Sustentabilidade (RS), pode oportunizar um melhor desempenho empresarial. A metodologia se pautou na Análise de Correlação de Pearson para análise das inter-relações entre as variáveis e no Método TOPSIS para classificação, com base nos indicadores propostos, das melhores e piores pontuações das empresas do setor de energia elétrica listadas na BOVESPA entre 2011 a 2014. Demonstra a existência de correlação entre algumas variáveis socioambientais com o desempenho empresarial e também que as empresas mais bem classificadas no método TOPSIS foram, de forma geral, aquelas que apresentaram um maior compromisso socioambiental através da publicação dos RS. No sentido oposto, os resultados menos favoráveis demonstram um equilíbrio entre as corporações que publicam e as que não apresentam os RS. Embora os resultados obtidos não possam ser generalizados, demonstraram que as corporações que publicam RS, tendem a apresentar uma correlação positiva entre os recursos socioambientais com os indicadores de desempenho empresarial.